Quem imaginaria, há pouco mais de um ano, que o mundo iria ficar literalmente de pernas para o ar em tão pouco tempo?
Dizem-nos que temos de parar as nossas vidas e confinar porque corremos o risco de contágio generalizado e a vida de toda a gente fica em perigo.
Dizem-nos que não podemos estar com os nossos pais, com os nossos filhos, com os nossos netos. O que resulta é a solidão, é o isolamento, é a antítese de tudo o que sempre defendemos.
Fartámo-nos de dizer que a solidão mata e agora fazemos a sua apologia como forma de nos salvarmos, como forma de amenizarmos esta terrível pandemia.
Como o destino, por vezes, é cruel e contraditório!
Como era bom ver os parques infantis repletos de crianças acompanhadas, tantas vezes, pelos avós, os segundos pais.
Como eram fantásticas as atividades realizadas pelos nossos seniores! Eles que tinham os dias preenchidos pareciam, quantas vezes, autênticas crianças: era a hidroginástica, a música, a dança, o convívio permanente...
E agora?
Agora, é o isolamento, é a tal solidão que corrói, que mata a esperança.
E as festas em comunidade? Quem não as recorda já com alguma saudade?
Quem não se lembra do S. Vicente do ano passado? Do majestoso tapete da Senhora do Amparo? Ou do Mercado Medieval? Da Concentração Motard? Da Festa do Brinquedo? Da Festa da Criança? Do Fim de Semana Solidário?...
Como era preenchida a nossa vida em comunidade, em termos culturais e recreativos!
Mas tudo isto era no longínquo ano de 2019! Em 2020 não se passou nada e 2021 vai pelo mesmo caminho.
Mas será que temos que nos resignar a este maldito vírus que nos assusta, que nos quer tirar a esperança?
Claro que não. Uma das grandes virtudes do ser humano é a sua capacidade de inovar, de se reinventar, de se adaptar às novas e inesperadas circunstâncias.
Se não podemos estar juntos fisicamente, vamos aproveitar a tecnologia disponível e vamos continuar ligados, vamos continuar próximos mesmo que distantes.
O Projeto Alfena Global.pt, numa parceria entre a Paróquia de Alfena e a Junta de Freguesia, mais não é do que a criação de um espaço digital onde todos nos possamos encontrar, onde possamos manter o nosso espírito de comunidade.
Um espaço onde as nossas associações, tão importantes na nossa comunidade, possam continuar a fazer aquilo que tão bem fazem, manter vivas as nossas tradições, sejam elas de que cariz cultural, desportivo ou social.
Alfenaglobal.pt será o espaço onde a nossa vida em comunidade é notícia.
Alfenaglobal.pt será um espaço aberto ao nosso tecido económico, ao nosso comércio local.
Será um espaço onde daremos a conhecer ao mundo a nossa terra, de que tanto nos orgulhamos, Alfena.
Alfenaglobal.pt será um espaço limpo, um espaço plural, um espaço com ética, um espaço gerido por profissionais.
É, pois, com enorme alegria e redobrada esperança que a Junta de Freguesia abraça este projeto de comunicação agradecendo a confiança do parceiro de caminhada, a Paróquia de Alfena.
Alfenaglobal.pt é um espaço de todos e para todos.
O Presidente da Junta
Arnaldo Pinto Soares, Dr.
Commentaires