top of page
BANNER_INIXCIO.png
Foto do escritorAlfena Global

Associados precisam-se


Pediu-me o “Alfena Global” um breve depoimento escrito, cujo assunto ficaria à minha livre escolha.


Sobre mim, enquanto indivíduo, apenas direi que desde os meus 24 anos, após o regresso do cumprimento do serviço militar na Guiné, logo me integrei no Associativismo, causa que ainda hoje pratico, com uma passagem pela política autárquica, entre janeiro de 1983 e dezembro de 2012. Em alguns períodos exerci a política simultaneamente com o associativismo.

Mas, não é de mim que pretendo falar!


Atualmente e desde julho de 2014, conjuntamente com os restantes elementos dos órgãos sociais tenho-me dedicado de alma e coração à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ermesinde. A Missão dos órgãos sociais da Associação, enquanto entidade detentora de um Corpo de Bombeiros, passa exclusivamente pela gestão financeira e patrimonial.


Com um Orçamento anual que ronda os 900.000€, cuja capacidade de execução da Receita é difícil de alcançar mesmo em período de pré pandemia, tornou-se ainda mais difícil com a quebra de Receita face à redução de serviços originada pela Covid-19. Esta redução chegou a ser de 16.000€/mês, durante cerca de 7 meses.


Com muito trabalho e imaginação fomos conseguindo ultrapassar as dificuldades. Estamos ansiosos que chegue a normalização da vida das pessoas e, consequentemente, também o normal funcionamento dos nossos serviços.


Com um Corpo de Bombeiros que conta no seu ativo com 122 Homens e Mulheres, dos quais 25 são Bombeiros funcionários da Associação, 10 Especialistas e um grupo de crianças – Infantes e Cadetes – que rondam os 30. Este conjunto de pessoas são o bem mais valioso da Associação.


Em ano do 100º Aniversário, 1921-2021, para cuja comemoração tínhamos previsto um Programa de atividades digno desta comemoração, pelos motivos que são conhecidos, ficamos por uma redução muito significativa daquilo que foi pensado e elaborado pela Comissão Executiva do 100º Aniversário.


Mesmo assim, com os constrangimentos impostos, e muito bem, pela DGS, as atividades que promovemos atingiram os objetivos – embora cerceados, a que nos propusemos. Um bem-haja à Comissão Executiva, ao Comando e aos nossos Bombeiros, pela colaboração e empenho que manifestaram para o sucesso do objetivo a que nos propusemos.


Brevemente, se as condições pandémicas o permitirem, levaremos à prática as habituais caminhadas em Alfena e Ermesinde, cumprindo assim uma ínfima parte do Programa de Aniversário.


Por último, apelo aos residentes em Alfena e Ermesinde, nossas zonas de intervenção, que se façam Associados, ajudando assim à criação de maior receita para melhor servirmos a população de ambas as cidades.


Jorge Videira

Presidente da Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ermesinde

578 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page