Dia da segunda fase de desconfinamento
Esta segunda-feira, em Portugal, foi dia do início da segunda fase de desconfinamento. Foi o regresso dos alunos do 2.º e 3.º ciclos à escola, bem como ATL’s para as mesmas idades. Também reabriram equipamentos sociais na área da deficiência e centros de dia. Alfena Global acompanhou o abrir das portas na Escola Básica de Alfena.
Eram 07h45 quando se abriram os portões do estabelecimento de ensino. À espera, já se encontram vários alunos do 5.º e 7.º ano. O 6.º só tinha aulas da parte da tarde e o 8.º e 9.º anos têm aulas na escola secundária. Desinfetaram as mãos e seguiram as setas amarelas até à sala de aula. Cada turma tem uma sala só para si. É assim que funciona desde que o país desconfinou, pela primeira vez, no ano passado, logo depois da Páscoa.
Esta situação, explica a diretora do Agrupamento de Escolas de Alfena, Felisbina Neves, foi favorável durante a pandemia. "Nós temos o 5.º ano a ocupar um pavilhão, de manhã, o 6.º ano, de tarde, ocupa outras salas e o 7.º ano está num outro pavilhão e entra por outro portão. Os horários estão pensados para que os alunos nunca se encontram, o espaço exterior é grande e, portanto, acabam por ter o seu espaço", enumera. São as condições ideais, "infelizmente", pela situação que o país vive.
Os pais mostram-se tranquilos porque, referem, conhecem o plano de contingência que foi preparado pela direção do Agrupamento de Escolas. "Os miúdos usando a máscara e tendo cuidado, é meio caminho andado para que as coisas corram bem", afirma Rui Almeida.
Os filhos, esses acordaram ansiosos pelo regresso. "Há alguma apreensão, normal, porque vai voltar a ver os amigos de forma física mas acordou bem disposta", garante Rui Almeida.
Já o filho de Paula Santinha mostrou sinais de alguma ansiedade, assim como os pais, mas "estava muito bem disposto e muito contente". "Sou a favor do ensino presencial, sem dúvida. Acho que resulta melhor", acrescentou esta mãe".
De acordo com a diretora Felisbina Neves é mais uma etapa neste processo de desconfinamento. Em relação à primeira, o regresso do pré-escolar e primeiro ciclo, "está tudo a correr dentro da normalidade, dentro do previsto".
Regressaram também as modalidades desportivas de baixo risco, bem como a atividade física ao ar livre até 4 pessoas e ginásios sem aulas de grupo. Foi o caso da patinagem artística. Ao final da tarde Alfena Global passou pela Associação Centro Social Figure Skating.
Os treinos são realizados em grupos reduzidos, mas os sorrisos rasgados por estarem de regresso ao ringue era notório, à medida que os patins iam deslizando.
Nesta segunda fase de desconfinamento, passou a ser permitido, por exemplo, reabrir esplanadas e feiras não-alimentares, bem como lojas até 200 m2 com porta para a rua. Foi também o dia para reabrir museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares.
Comments