No dia 8 de março de 2020, cerca de 80 mulheres da Escola Sénior de Alfena, projeto da Junta de Freguesia, juntaram-se na Avenida Padre Nuno e seguiram rumo a Santo Tirso, onde decorreu o almoço convívio do dia da mulher. “Um dia muito bem passado, que todas recordam com muito carinho”. Era assim que acontecia ano, após ano. Mas a pandemia não permitiu que, este ano, isso acontecesse.
A Junta de Freguesia não quis deixar passar a data em branco, por isso, esta segunda e terça feira, percorreu todas as casas das utentes do projeto para as parabenizar pela data, entregando-lhes um “miminho”.
Alfena Global acompanhou a iniciativa e constatou os sorrisos rasgados de quem recebeu uma flor, um postal e uma palavra de amizade da parte da assistente social da autarquia, Vera Matos e da voluntária do projeto, Manuela Soares.
A Escola Sénior é um projeto da Junta de Freguesia de Alfena que visa combater o isolamento social e a solidão dos seniores, através da promoção do envelhecimento ativo que inclui a realização de atividades como a ginástica, a hidroginástica, a dança, as artes decorativas, mas sobretudo promove o convívio e a amizade.
As seniores, habituadas a praticar desporto, dançar, cantar e tocar estão sem atividades há um ano. Por isso, qualquer contacto com a equipa que dinamiza o projeto é motivo de alegria e satisfação. “Sabemos, de facto, que se sentem mais sozinhas e queremos que elas percebam que nós não nos esquecemos delas”, afirma Vera Matos.
A cada paragem ouvia-se uma frase recorrente: "Ai! Já me lembrei tanto do almoço do ano passado". "Quando é que vamos dançar outra vez?". E perguntavam as responsáveis, em jeito de brincadeira: "então, ainda não está pronta para sair?". E lá ouviam um suspiro, um lamento por parte das senhoras.
No final das cerca de 80 visitas o balanço não podia ser mais positivo. “Foi muito bom levar-lhes o nosso sorriso, saberem que nós estávamos ali com boa disposição, com o ar simpático que elas também nos reconhecem”. “Para nós também estar com elas alguns meses depois porque, de facto, nós vamos fazendo estas visitas com alguma frequência, sempre que há motivo para as visitarmos”.
A assistente social sublinha que a junta de freguesia quer retomar as atividades logo que seja possível para que os seniores se mantenham ativos e próximos uns dos outros, apesar da distância física. Para já, vão arrancar com algumas aulas online, designadamente dança, ginástica e música.
Comentários