Uma cruz de Cristo Crucificado, do Século XVIII, em madeira policromada, que pode ver na foto, é uma das 15 peças da Paróquia de S. Vicente de Alfena que vai integrar a exposição “Arte in excelsis”, que abre as portas no sábado, dia 10 de abril, no Museu Municipal de Valongo.
A inauguração vai contar com a presença do Bispo do Porto, D. Manuel Linda, do Presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, e do presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luís Pedro Martins.
A mostra vai integrar peças do património de Alfena, Campo, Ermesinde, Sobrado e Valongo, do Santuário Diocesano de Santa Rita e do Museu de Arte Sacra e Arqueologia do Seminário Maior do Porto. Em exibição vai, ainda, estar uma peça representativa de Cristo na Cruz, da autoria do escultor Jorge Curval.
Do espólio da Paróquia de S. Vicente de Alfena, para além do Cristo Crucificado, pode, ainda, apreciar várias esculturas dos séculos XVIII e XIX, designadamente o Senhor Morto, Nossa Senhora das Dores, Pietá, Nossa Senhora da Conceição, S. Vicente. Pode também ver a pintura a óleo sobre madeira "Ex voto", de 1733, bem como mobilirário oratório com Cirto crucificado e Menino Jesus praga e o paramento Pano Altar Santíssimo Sacramento, de 1882.
De acordo com uma nota da Câmara Municipal de Valongo a mostra representa “o Culto e a Cultura em perfeita união”. É nesse conceito que assenta a exposição sobre o património artístico e religioso do concelho. Será uma oportunidade única para apreciar estas peças reveladoras da identidade das comunidades locais.
A exposição poderá ser visitada até 31 de dezembro, no Museu Municipal Valongo. É obrigatória a marcação prévia através do telefone 222 402 033 ou do email dct@cm-valongo.pt.
Comments